sexta-feira, 27 de novembro de 2015

GAROUPA

Nota de cem reais

Por que uma garoupa na nossa nota de cem reais?


Nunca nem ouvi falar deste peixe, fiquei sabendo que ele existe só com a nota de cem reais, Ele esta em extinção? Por que não colocaram um peixe mais forte, assim como o Tubarão? o Tubarão estaria a altura de ser exposto em uma nota que tem grande valor.


Sabendo mais


Após me fazerem a pergunta " Por que uma Garoupa?", resolvi pesquisar e saber mais sobre este peixe, dê só uma olhada no que encontrei:

"A garoupa como os grandes peixes, 90% já estão extintas devido a pesca predatória com arrastões, estão destruindo os recifes, e peixes pequenos que são sua dieta alimentar, além sua sensibilidade a poluição 

A garoupa é um peixe grande e pacífico que por muito tempo viveu nas costas rochosas do Mediterrâneo. Mas saiu desse lugar por duas razões. Uma delas foi poluição; a outra, o desenvolvimento da caça submarina. os mergulhadores, com seus pés-de-pato, máscaras, tanques de oxigênio e arpões, caçaram tanto esse peixe até que o afugentaram para regiões menos acessíveis. Ele foi para o Atlântico onde se refugiou nas áreas de fundos rochosos. 


Da mesma forma que o homem, a garoupa também caça, mas não gosta de perambular. Escolhe um local confortável e fica aí durante anos.Sua cabeça é grande e compacta; sua boca larga é ornada de pequenos dentes; tem o dorso castanho e o ventre alaranjado; e há manchas verdes dos lados. 

Apesar do seu tamanho, é inofensiva. Defende-se, porém, vigorosamente, quando é atacada. É também muito curiosa: gosta de seguir os mergulhadores de mar alto. A garoupa é um peixe bom para se comer. A variedade tropical é mais colorida, mas possui os mesmos hábitos da garoupa do Mediterrâneo."

Fonte(s):
Veja a matéria completa no site: 
http://www.achetudoeregiao.com.br/animais/GAROUPA.HTM


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Tamanduá-Mirim

Encontrando um nativo

Bom dia, boa tarde, boa noite, hoje vou falar de um animal extremamente comum no Brasil, eu e meus pais ha alguns dias atrás fomos ao sitio de um conhecido, e na volta para casa la estava ele,
Foto registrado por Mateus Gonçalves

o Tamanduá Tetradactyla (nome cientifico), mas ele é conhecido por vários nomes populares como: Tamanduá-mirim, tamanduá-colete, jaleco e outros.

O nome Mirim vindo do tupí por ele ser um tamanduá pequeno, ja os nomes de Colete e Jaleco é por sua pelagem ser muito semelhante a uma vestimenta, ou ate mesmo parece com um colete.

Esta especie de tamanduá é encontrada em toda a região do Brasil, e até mesmo em quase todo o continente Sul Americano.

Reprodução


Dão à luz a um filhote por vez, após uma geração de 130 a 150 dias. Pode ocorrer de dar à luz a gêmeos, mas raramente.

Bom galera, espero que tenham gostado, essa foi a curiosidade de hoje. Até mais.

URUTAU

Ave incrível

Boa tarde, hoje gostaria apenas de fazer um breve comentário sobre uma ave em que encontrei em plena luz do dia, mesmo sabendo que seu nome popular é Mãe-da-Lua ou Pássaro-Fantasma.

Mas, seu nome verdadeiro é URUTAU, que contém o significado adaptação por ele se adapta e se camuflar nos troncos de árvores.

Eu, sem ter nenhum conhecimento sobre a ave, resolvi dar uma pesquisada, e olha que curioso...



(Essas fotos acima foram registradas por mim, na instituição de Ensino e Educação SENAC, em Ji-Paraná RO)

Crenças Populares


O urutau é tido como nobre pelos moradores rurais por simbolizar força e pela forma como se protege dos perigos e dos predadores. A ave, por seu canto, figura entre várias lendas. Segundo os sertanejos, o urutau aparece na hora em que a lua nasce e seu canto triste se assemelha a “foi, foi, foi...”. Uma lenda diz que o pássaro seria uma mulher que perdera seu amor. Por isto, ele teria o nome de pássaro-fantasma. Outros dizem que o canto da ave é um presságio ou aviso de morte de algum familiar.